A sociedade está em constante mudança e atualmente, apesar do número crescente de fast foods e outros tipos de comida que não são nada saudáveis para a saúde, a maioria das pessoas já entendem a importância de se alimentar bem. Essa conscientização é algo fundamental para uma vida saudável, já que o alimento é um fator determinante para impedir doenças futuras e para que o indivíduo tenha mais qualidade de vida.

Além disso, o organismo necessita de vitaminas e minerais para ter um bom funcionamento. Portanto, um cardápio equilibrado é essencial para o bom desempenho do corpo, além de garantir, equilíbrio físico e mental. Investir em uma alimentação saudável também previne doenças comuns como obesidade, artrite, anemia, diabetes, hipertensão e até mesmo câncer.

Você deve estar refletindo como é difícil ter uma alimentação equilibrada com tantas tentações. Alimentos fáceis, doces a disposição e falta de tempo para se organizar. Porém saiba que pode ser um hábito muito mais fácil do que se imagina. Confira algumas dicas fundamentais para conseguir se beneficiar com uma mudança de vida para melhor.

Benefícios a curto e longo prazo

A medicina sempre aponta que os alimentos são fonte de prevenção de doenças. Isso porque um cardápio equilibrado direciona a vida de qualquer indivíduo, não só na parte física como também na mental e emocional. Comer bem ajuda na melhora de humor, além de aumentar a disposição e a concentração.

Diminuição do peso

A maioria das pessoas que desejam emagrecer ou ter um peso condizente com a idade e altura começam mudando a alimentação. E isso faz todo sentido! Principalmente para manter o equilíbrio e a saúde. Lembrando que dietas drásticas e restritivas podem não fazer bem a saúde e ao psicológico, portanto ingerir todos os nutrientes necessários de forma equilibrada é o mais indicado.

Lembre-se que o investimento em uma alimentação mais saudável pode oferecer resultados mais rápidos ou mais lentos, tudo depende do seu organismo e rotina.

Aumento da disposição

Você já ouviu falar no ditado popular chamado “saco vazio não para em pé?” O corpo humano depende de uma alimentação adequada para que o organismo tenha mais disposição para conseguir cumprir as tarefas sem ficar exausto.

Alimentos que possuem carboidratos devem fazer parte da dieta daqueles que precisam de mais energia. Para aqueles que praticam atividades físicas, essa dieta é essencial. No café da manhã, você pode optar por bolachas sem recheio, tanto salgadas como doces. E no almoço, algumas vezes você pode aliar o prazer a saúde, optando por uma deliciosa macarronada.

Melhora considerável do humor

Muitos alimentos são ricos em serotonina, ou seja, o hormônio da alegria. Entre eles podemos citar o chocolate e a banana.

O espinafre também é um alimento interessante para melhorar o humor, isso porque ele possui Vitamina B e ácido fólico, nutrientes que atuam diretamente no sistema nervoso e ajuda a combater o estresse.

Prevenção de doenças

A alimentação é usada como forma de prevenção de doenças há milhares de anos, como já foi citado no texto anteriormente.

Além de uma dieta balanceada, insira em sua alimentação vegetais como o brócolis e o espinafre, que são ricos em inúmeras vitaminas que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Já a cenoura e a cebola são ricas em antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento  precoces das células.

Invista no fortalecimento dos ossos

Você já deve ter escutado alguém falar sobre a importância de ter uma alimentação rica em cálcio para que os ossos se mantenham saudáveis durante toda a vida. O que muitos não sabem é que uma alimentação rica em cálcio em conjunto com ferro potencializada a proteção e investimento na saúde dos ossos.

Neste caso você pode investir em uma alimentação com salmão, sardinha, espinafre, oleaginosas e outros tipos de vegetais verde escuro.

Já para melhorar e facilitar a absorção do cálcio e fósforo no organismo, opte por uma alimentação que inclui cebola e farinha de trigo integral. Ambos alimentos possuem a fibra inulina, que é uma excelente aliada neste processo.

Regule seu organismo

Você já deve ter percebido que é necessário uma alimentação variada e equilibrada para que seu organismo funcione bem. Ingerir alimentos ruins constantemente, uma hora irá prejudicar a saúde gravemente, seja por um déficit nutricional ou pelo ganho e perda de peso em excesso.

Por isso, se você ainda tem dúvidas de como organizar sua alimentação, pense que carboidratos, gorduras e proteínas são indispensáveis para um bom funcionamento do organismo.

Lembre-se também que o consumo de vitaminas, fibras e sais minerais é fundamental para que seus órgãos funcionem de forma perfeita. O consumo de ao menos 2 litros de água diariamente também ajuda a potencializar o efeito do consumo de bons alimentos.

Agora que você já entendeu a importância de uma alimentação saudável, confira algumas dicas para iniciar uma nova fase de vida

Dicas para se alimentar melhor e ter novos hábitos

-     Beba bastante água todos os dias. O ideal é beber ao menos 2 litros diariamente.

-     Diminua o consumo de sal. Ingerir de forma exagerada pode acarretar doenças como hipertensão. Invista em temperos naturais como a salsinha, manjericão, alecrim, alho e tomilho para dar mais sabor ao prato.

-     Pratique atividades físicas. Comece por uma leve caminhada ou um passeio regular de bicicleta.

-     Inclua um lanchinho no meio da tarde que envolva frutas ou em casos de uma alimentação mais rápida, carregue algumas bolachas água e sal ou Maria na sua bolsa. 

Uma mudança de hábitos alimentares além de fazer bem ao seu organismo também pode influenciar a sua família a investir nessa mudança também! Afinal, o resultado é expressivo e evidente quando há essa mudança, já que o indivíduo que melhora sua alimentação também melhora o humor, tem mais disposição, menos estresse e ainda tem uma melhora de autoestima rápida. A alimentação saudável também é um investimento para quem deseja ficar com os cabelos, pele e forma do corpo mais bonitos e viçosos.

Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso blog que teremos muitas dicas interessantes sobre alimentação, receitas, entre outros assuntos!