Por muitos, o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia, isso porque ela é indispensável para uma saúde equilibrada e um dia mais produtivo. Afinal, o organismo necessita repor todas as energias para que o indivíduo inicie o dia de forma mais ativa.

Enquanto uma pessoa dorme, ela também acaba gastando muita energia para que o organismo mantenha suas funções básicas ativas, tais como: circulação, respiração e funcionamento do coração, além de construir células, queimar gordura e eliminar toxinas que são produzidas durante o dia.

A variedade que a refeição do café da manhã proporciona é excelente, há variedades de frutas, pães, leite, sucos, proteínas, queijos entre outros, para todos os gostos.

Mas você sabe o que consumir no café da manhã?

Uma regra básica e simples para qualquer refeição é consumir uma variedade considerável de alimentos. O ideal é ingerir um pouco de cada grupo de alimentos, sendo eles carboidratos, proteínas e gorduras.

As frutas, por exemplo, são fundamentais para começar o dia bem. Isso porque elas são ricas em carboidratos, tem diversas vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Já as castanhas também podem ser uma excelente opção para o café da manhã, já que elas são ricas em gorduras boas e fibras.

Já que estamos falando dos alimentos que podem ser servidos no café da manhã, vamos aprofundar um pouco mais o assunto?

Como já foi citado anteriormente, o segredo é variar! Confira alguns grupos de alimentos que você pode escolher para começar o dia com mais disposição e pleno funcionamento do organismo.

Frutas picadas ou suco de fruta – Você pode estar sempre variando e até optar por frutas que realizam um detox diário;

Tapioca com semente de chia ou flocos de quinoa; pão integral; pão feito com abóbora, farinha de arroz, fécula de batata e ovo caipira; algum tipo de raiz como mandioca ou batata doce, etc.;

Castanha do Pará, amêndoa, macadâmia, nozes ou também um óleo como fonte de gordura. É possível optar pelo óleo de coco (extravirgem), azeite de oliva extravirgem ou manteiga em pequena quantidade;

Ovo mexido, iogurte, queijo fresco, derivados de soja, patê de grãos ou de sardinha ou ainda frango em um lanche, na tapioca ou pãozinho;

Uma bebida quente como uma xícara de café (sem adoçar), chá de camomila, chá de cidreira, de casca de jabuticaba, dentre outros. Caso você sinta a necessidade de adoçar troque o açúcar pelo mel que é uma rica fonte de fitoquímicos e energia.

O ideal além desta alimentação equilibrada é evitar ingerir muito carboidrato pela manhã. Ou seja, evite o excesso de pães doces e bolos, açúcar, bebida láctea achocolatada, pães refinados e sucos concentrados.

Quer estudar melhor, render mais no trabalho, manter o bom humor diário, concentração e vitalidade durante todo o seu dia? Então utilize nossas dicas e reorganize seu planejamento alimentar pela manhã.

Não se esqueça de que o café da manhã é fundamental, portanto se você é daquelas pessoas que acordam após o meio-dia, saiba que o essencial é mudar este hábito para que seja possível incluir o café da manhã todos os dias da semana no seu planejamento alimentar.

Essa questão é tão importante, que comer bem no café da manhã pode evitar doenças e reflexo de uma má alimentação, tais como: dor de cabeça, tontura, falta de concentração e gastrite.

Agora que falamos sobre a importância do café da manhã, e uma excelente variedade e produtos para a primeira refeição do dia dos brasileiros, que tal conhecer um pouco sobre o café da manhã de outros países pelo mundo?

Conheça alguns hábitos de alimentação em alguns dos principais países do mundo.

Alemanha

A Alemanha é conhecida por ter uma gastronomia com muita carne de porco, pães e queijos. O café da manhã é basicamente baseado nestes grupos de alimentos. Na maioria das vezes ele é composto por salsichas, ovos cozidos e condimentos como geleia caseira, frios, pretzels e pães.

Argentina

Já ouviu falar no chocolate e doce de leite argentino? Ambos muitos amados no mundo todo são reconhecidos no país latino-americano como uma referência quando o assunto é sabor e qualidade. Por isso, os argentinos muitas vezes gostam de investir em donuts fritos e churros mergulhados em ambos os doces. O vizinho do Brasil também consome bastante croissant em seu café da manhã.

Estados Unidos

Os norte americanos são conhecidos por suas comidas com mais gordura, proteína e carboidratos. Sendo assim panquecas com bacon crocante, manteiga, geleia e mel fazem muito sucesso no país durante as manhãs.

Itália

Como os brasileiros, os italianos têm o hábito de consumir e apreciar um bom café expresso ou capuccino, acompanhado de um cornetto recheado com creme, nutella ou outro doce. Para quem não conhece, este tipo de massa é composto por várias camadas crocantes.

Jamaica

Na Jamaica o café da manhã é considerado um pouco mais exótico para os hábitos brasileiros. O jamaicano consome o acke e um peixe salgado. A comida típica do país é composta por um preparo de fruta, refogada com bacalhau, tomate, alho, pimentões e cebola.

Japão

Boa parte dos alimentos usados no café da manhã do Japão também são encontrados em outras refeições. Por exemplo, muitos japoneses consomem legumes, uma omelete de finas camadas de ovos, arroz, sopa de missô e peixe na primeira refeição do dia.

Portugal

Já os portugueses preferem optar por uma boa xícara de café com leite pela manhã. E para acompanhar, torradas, pães, pastéis de nata e tortas de ovo com creme. Muitos turistas afirmam que o pastel de nata português é um dos alimentos mais amados por quem visita o país.

Suíça

Na Suíça o dia começa com o birchermüesli, ou seja, com uma mistura de frutas, aveia e nozes servido com iogurte. Há aqueles que optam pelo consumo de queijos e frios, pão de ovo trançado e servido com mel, manteiga e geleia.

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